Bayeux / PB - Brasil


Bayeux PB Brasil







Bayeux_PB_Brasil

Localizada a seis km da capital do Estado da Paraíba - João Pessoa (Segunda Cidade mais verde do Mundo) , está a cidade de Bayeux,
A colonização da região onde se localiza a cidade teve início no século XVI. Em 1585, quando foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves ( atual João Pessoa) , e houve o início do povoamento da cidade Santa Rita, Bayeux ( situada entre essas duas cidades) sofreu a influencia da colonização onde hoje é região metropolitana na Capital.
A povoação que deu origem a cidade começou com o nome de "Rua do Baralho".Um tempo depois, o nome passou para "Boa Vista ".Já em 1634 , o local era denominado de "Barreiros"
Com o decreto estadual 454, de 2 de Julho de 1944, o nome de Barreiros foi modificado para Bayeux , por sugestão do paraibano e fundador dos Diários Associados, o jornalista Assis Chateaubriand, em homenagem a outra cidade francesa,de mesmo nome, que foi a primeira localização a ser liberada das mãos dos nazistas pelos aliados,durante a Segunda Guerra Mundial.

A elevação de Bayeux à categoria de distrito ocorreu através da lei municipal 48, de 10 de Dezembro de 1948.Nessa época ,o distrito de Bayeux pertencia a cidade de Santa Rita.A condição de município foi adquirida através da lei 2148,de 20 de Junho de 1959.Sua instalação oficial ocorreu a 15 de Dezembro de 1959.
Seu padroeiro é São Sebastião, cuja festa se realiza em 20 de Janeiro.O município ainda festeja São Pedro ( padroeiro dos Pescadores -mês de Julho) , São Bento ( no mês de Novembro) e Nossa Senhora da Conceição ( em Dezembro).
Bayeux é a segunda menor área territorial da Paraíba e esta localizada na mesorregião da Mata Paraibana (micro região da Paraíba),no litoral norte paraibano,fazendo limites com os municípios de Santa Rita (7 km) e João Pessoa ( 6 km).

Separada de João Pessoa apenas por uma ponte do Rio Sanhauá, Bayeux praticamente não tem área rural. Quase 100 % de sua população de 84.169 habitantes (IBGE 1996) estão residentes na área urbana da cidade.

Com uma área de 27,5 km quadrados , da qual 60 % é constituída de manguezais e resquícios de Mata Atlântica ( 181,22 Ha) que formam um ecossistema importante para a fauna e flora e flora do Estado da Paraíba.A cidade de Bayeux é propícia para a prática do Eco-Turismo. São vários quilômetros de rios navegáveis, nos quais poderão ser desfrutadas várias paisagens, conhecendo-se inclusive o habitat do caranguejo.
Suas manifestações culturais são representadas pelo Cavalo Marinho, Quadrilhas Juninas , Grupos Teatrais , Festival do Caranguejo , Carreata do Fusca , Corrida de Canoas , Comidas Típicas e Artesanatos.
Bayeux tem a maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba.No ano de 1996, sua produção chegou a 114,7 toneladas, o que correspondeu a 24,62% da produção estadual. Este foi um dos motivos que proporcionaram a realização do I CARANGA FEST - Festival do Caranguejo, no ano de 1997. O festival é aberto com o Love ao Fusca , uma carreata de Fuscas, que já é tradicional e conta com a participação de aproximadamente 200 fuscas de vários modelos e anos, é realizado sempre no dia 29 de Agosto.
Para a animação ser ainda maior, o evento conta com a participação de uma banda de música durante a festa.

Uma grande variedade de pratos feitos a base de caranguejo são servidos na festa, tais como :
Ensopado de caranguejo,Caranguejo no côco , Patola de caranguejo , Casquinha de caranguejo , Pirão de Caranguejo , E muito mais ...

Venha e Delicie..........Bayeux lhe espera !

http://fefogos.blogspot.com/2009/05/bayeux-pb-brasil.html
******************************
Campanha Igreja 10+10!


Anime



Tem sido o nosso refrão, e é a nossa campanha de 10 reais em 10 meses, campanha que deu frutos... Você poderá testemunhar verificando os trabalhos de reformas de nossas capelas e outros ambientes, além de mobiliário litúrgico e peças sacras.
A Matriz de São Sebastião tem um projeto encaminhado dependendo de escritura legal, o que já foi solucionado, projeto estrutural de engenharia que esta sendo encaminhado e processo nos órgãos competentes para este fim.
Precisamos de você irmão e irmã para continuar conosco nesta luta, sabemos que este é o meio viável e honesto, onde nós com nossas próprias forças levamos esta obra a bom termo. Além do mais, outras capelas carecem de nossa atenção, então VAMOS REPETIR A CAMPANHA? Desta vez a minha igreja é 10+10 (10 reais em 10 meses) e São Sebastião merece até mais! Participe, seja um sócio e que Deus lhe abençoe!
Pe. Severino Melo

*****************************

Bazar Noite Maravilhosa


Fogos de todos os tipos.

Melhores Preços da Praça.
Vendemos em todos os cartoes de crédito.

Voce promove a Festa e Nós fazemos o Espetáculo. Uma explosiva festa de Cores no Céu.

Localizada proximo ao "Almeidão" em João Pessoa / PB.

Contato:(83) 8804.1421 / Iranildo ou Vamberto.
http://fefogos.blogspot.com/

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=2055364325397196530

http://www.quebarato.com.br/classificados/bazar-feirao-de-fogos__5061932.html

****************************************
“Cidade dos cornos”: historiador desmistifica título recebido por Bayeux e explica origem da galhofa


Apesar de muitos dignificarem a história progressiva de Bayeux, colocando-se hoje entre as cinco mais desenvolvidas dentre as 223 cidades do Estado da Paraíba, encontra-se ainda denegrida com a galhofa do vício de linguagem ou malícia, caminhando e ouvindo adjetivos vulgares em termos depreciativos da palavra cangalha para cangaia.




O barbarismo ortográfico dos deturpadores foi além de uma ultracorreção até chegar à maldosa denominação de “Cidade de Corno”. Designaram de “cangaia” a rua Antônio Ferreira, popularmente conhecida como rua da Cangalha por motivo do trabalho árduo de mulheres que enfrentavam o preconceito da época, confeccionando esteira, manga de garrafa e cangalha para burro de carga.

Esses produtos considerados de boa qualidade ganharam fama, vindo a ser vendido inclusive para outros Estados. Como também ganhou fama o adjetivo da Rua Antônio Ferreira, tomando proporção de cidade. De Rua da cangaia, passou a cidade da cangaia. Daí veio o termo depreciativo criado pelos maliciosos que não a amam e não conhecem sua história.

Ariosvaldo Alves

para ler o artigo completo visite :  Bayeux em foco

*****************************

Arquivo do blog